Campo Grande (MS) – Nove servidores públicos de Mato Grosso do Sul se encontram com o governador Reinaldo Azambuja nesta quinta-feira (27) para um bate-papo informal com o chefe do Executivo Estadual. Chamado de “Tereré com o Governador”, a iniciativa inédita do Governo do Estado foi comemorada pelos participantes. “Em 30 anos de governo nunca vi algo assim”, disse Plínio Antônio de Souza, 54 anos, que trabalha na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
Com temas diversos, os servidores realizaram um encontro democrático. A turismóloga Aline Rivarola Moura (35), da Fundação de Turismo (Fundtur), falou sobre a importância a atividade turística para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul e as dificuldades enfrentadas pelo setor.
Fred de Sena Lopes Rodrigues (46), funcionário do Detran, explicou sobre as diárias e as dificuldades vivenciadas pelos servidores que viajam a trabalho. Patrícia Nogueira Aguena (32), da Fundação de Cultura (FCMS), explanou sobre o cenário econômico-cultural do Estado e apresentou um projeto de integração do Parque das Nações Indígenas para a criação de um complexo artístico.
Montada no gabinete do governador, a roda de tereré durou aproximadamente uma hora e meia. “Foi um bate-papo produtivo, de alto nível. Eles [servidores] trouxeram suas demandas e algumas críticas para o governo melhorar o todo com o objetivo de avançar no atendimento para a população e para o próprio trabalhador”, disse o governador.
Além de Reinaldo, participaram do encontro os secretários de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, e de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. Os outros servidores que participaram do projeto foram Magali de Souza, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Anderson da Silva Ribeiro, da Rádio e TV Educativa, Francisco Olazar neto, da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Beatriz Fernandes Tomaz, da Fundação de Trabalho (Funtrab) e Izabel Cristina de Araújo Corrêa, da Secretaria de Administração (SAD).
Tereré com o governador
O projeto “Tereré com o governador” integra o Fórum Dialoga e tem como objetivo aproximar o servidor do Governo do Estado. Nesta primeira edição, o número total de inscritos foi de 442 servidores. Desse total, nove foram sorteados para participar do encontro o governador Reinaldo Azambuja. Novas rodadas devem acontecer, mas ainda não há previsão de datas.
Texto: Bruno Chaves
Fotos: Chico Ribeiro