Parceria entre Sejusp, MPT e Senai proporcionou cursos a 26 socioeducandos, sendo quatro de Campo Grande
A Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), realizou, na última quarta-feira (4), a formatura de quatro socioeducandos da UNEI Dom Bosco que concluíram o curso de Pedreiro de Revestimento, em Campo Grande.
O curso, que teve uma carga horária total de 800 horas/aula – sendo 400 horas de conteúdo teórico e 400 horas de treinamento prático – visa capacitar os socioeducandos para o mercado de trabalho, oferecendo-lhes novas perspectivas profissionais e de reintegração social. A capacitação foi realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho (24ª Procuradoria Regional do Trabalho) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
A Superintendente de Assistência Socioeducativa, Tatiana Rezende Nassar, destaca a importância da parceria entre as instituições para a realização das capacitações. “Esses cursos são fundamentais para a profissionalização de adolescentes e jovens, promovendo inclusão social e o desenvolvimento de habilidades essenciais para um futuro melhor”, declarou.
Vale ressaltar que os participantes dos cursos tiveram seus direitos trabalhistas assegurados, incluindo registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social, pagamento de salário mínimo por hora, férias, gratificação natalina e recolhimentos para o FGTS. “As formaturas não apenas celebram as conquistas dos estudantes, mas também reafirmam o compromisso do Sistema Socioeducativo com a construção de um futuro mais promissor para todos os jovens atendidos”, completou a superintendente.
Além da UNEI Dom Bosco, outras unidades também realizaram cursos de qualificação. Na UNEI Laranja Doce, em Dourados, o curso de Assistente Administrativo formou 10 socioeducandos, enquanto na UNEI Mitaí, em Ponta Porã, o curso de Almoxarife capacitou 12 jovens. A formatura das turmas de Dourados e Ponta Porã acontecerá nos próximos dias: 12 de dezembro e 13 de dezembro, respectivamente.
Participaram da solenidade em Campo Grande a Coordenadora de Gestão de Medidas Socioeducativas, Ana Elisa Vignolli Loango Maran, representando a Superintendente Tatiana Rezende Nassar; a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul/24ª Procuradoria Regional do Trabalho, Cândice Gabriela Arosio; o Diretor da Unidade Educacional de Internação Masculina Dom Bosco, Odair Marcelo Gomes Selles; e Plínio Gratão, Gerente de Gestão e Negócios/Faculdade Senai Construção, que representou o diretor regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo.
Joilson Francelino, Comunicação Sejusp