Campo Grande (MS) – Cinco servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) iniciam nesta quarta-feira (12) o curso de “Instrutor de Armamento e Tiro”, em Cuiabá (MT), para atuarem na formação dos agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul.
A iniciativa acontece por meio de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciaria de Mato Grosso do Sul (Sinsap), o Setor de Operações Especializadas (SOE) da (SEAP-MT) da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária de Mato Grosso (SEAP) e o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen).
A capacitação prossegue até o dia 23 deste mês e será ministrada pelo Clube de Tiro Esportivo Várzea Grande, na base do SOE. O Sinsap está custeando 70% do valor das inscrições e a Agepen é responsável pelo apoio na locomoção. Os servidores que participarão do curso também estão arcando com um investimento de R$ 700,00.
Na manhã desta terça-feira (11), na Sede da Escola Penitenciária (Espen), os cinco selecionados assinaram um termo se comprometendo a ministrar, gratuitamente, capacitações para os demais servidores da Agepen por um período de dez anos. Também participaram do ato solene o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o presidente do Sinsap, André Santiago, o diretor de Operações, Reginaldo Régis, o diretor de Assistência Penitenciária, Gilson Martins, e o diretor da Espen, Vilson Guedes.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, a participação de agentes penitenciários do Estado neste curso demonstra a importância do trabalho conjunto em prol do crescimento institucional. “A administração penitenciária entende que essa parceria com o Sinsap engrandece a nossa instituição, pois esse relacionamento busca aprimorar os nossos conhecimentos e a nossa capacidade de ação”, afirma.
Conheça os agentes penitenciários selecionados:
Edmilson Rodrigues Horácio, (Centro Penal Agroindustrial da Gameleira);
Ezequiel Rodrigues dos Reis (Estabelecimento Penal de Jateí);
Ivan Nunes Duarte (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário);
João Paulo Munhoz (Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado de Dourados)
Michell Garcia Franciscati (Penitenciária de Naviraí).
Keila Oliveira