A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) demonstrou, nesta quarta-feira (9), um avanço significativo na execução de suas metas estabelecidas no Contrato de Gestão de 2024. Em reunião com a Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem) do Governo do Estado, a pasta apresentou um relatório detalhado das ações em andamento, que visam diretamente a melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.
Entre as iniciativas destacadas estão a construção de 2 novas delegacias da Polícia Civil, nos municípios de Novo Horizonte do Sul e Figueirão, e a implementação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, em Rio Brilhante, bem como a ampliação dos serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, com a implantação de mais Salas Lilás, totalizando até o momento 46 equipamentos de atendimento humanizado em todo o estado.
Dentro das ações do Contrato de Gestão da Sejusp com o Governo do Estado, está acontecendo ainda a expansão dos Conselhos Comunitários de Segurança em aldeias indígenas, para estreitar os laços de atendimento e cooperação com as forças de segurança. Hoje já são 15 Conselhos instituídos, atendendo 21 aldeias, presentes nos municípios de Campo Grande, Dourados, Caarapó, Japorã, Douradina, Amambai, Sidrolândia, Tacuru, Paranhos, Aquidauana e Miranda. “Os conselhos são importantes, pois buscam integração da polícia local, com as lideranças indígenas, com os moradores das comunidades para estreitar laços, efetivando um bom relacionamento para a solução dos problemas existentes”, assegura o Coronel Carlos Santana, coordenador de Polícia Comunitária da Sejusp.
A Sejusp também está investindo em projetos inovadores, que visam a ressocialização e reeducação dos adolescentes em conflitos com as leis, como a implantação de viveiros de mudas em Unidades Educacionais de Internação (Uneis).
Também há a intensificação do policiamento rural presente em todos os municípios de MS, com a realização de grandes operações e mais 20 mil ações ao longo do ano, tais como visitas técnicas, visita comunitária, abordagens, rondas, palestras com representantes de sindicatos rurais, capacitações, dentre outras.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, todas as instituições da segurança estão engajadas nos projetos que integram o Contrato de Gestão e que fazem a diferença na vida das famílias sul-mato-grossenses. “Nosso objetivo é entregar o que há de melhor para a sociedade e aprimorar cada vez mais a nossa segurança pública”, garante
A reunião realizada na Sejusp faz parte do segundo ciclo de monitoramento dos Contratos de Gestão de 2024. O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, ressaltou a importância desse processo para garantir que os compromissos assumidos com a população sejam cumpridos. “Os contratos de gestão deixaram de ser apenas uma burocracia administrativa para se tornarem ferramentas essenciais para transformar a vida das pessoas”, afirmou.
Contratos de Gestão: um compromisso com a sociedade
Instituídos em 2015, os contratos de gestão definem as metas de cada órgão do Poder Executivo Estadual, estabelecendo compromissos claros e mensuráveis com a sociedade. Essa iniciativa, que já foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio de Excelência de Competitividade, tem como objetivo principal melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos prestados à população.
Comunicação Sejusp