Campo Grande (MS) – Cumprindo a promessa de tratar como prioridade a segurança pública, o governador Reinaldo Azambuja entrega à sociedade sul-mato-grossense nesta quarta-feira (11), mais 190 novos policiais civis que irão reforçar a segurança pública nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Ao todo são 166 investigadores e 24 peritos criminais e papiloscopistas, que serão formados pelo Governo do Estado, em solenidade oficial que acontece a partir das 8h30 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes em Campo Grande.
Contratados pelo Governo do Estado por meio de concurso público de provas e títulos, os novos policiais civis foram preparados para a função em mais de 600 horas/aulas práticas e teóricas, onde foram ministradas disciplinas como direito penal, processual penal, administrativo, direitos humanos, português e redação, técnicas de abordagem policial e interrogatório, além de aulas práticas de defesa pessoal, algemamento, abordagem veicular e pessoal, tiro, operacional e inteligência policial.
O reforço no efetivo da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é uma reivindicação da população e um compromisso do atual governo, que está elaborando um plano de reestruturação da carreira policial no Estado, que prevê entre outras coisas a promoção profissional automática e a contratação anual de novos investigadores, escrivães, peritos criminais e papiloscopistas e também delegados.
A solenidade de formatura que acontece à partir das 8h30 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, será presidida pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf e contará com a presença do delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues e da diretora da Academia de Polícia Civil, delegada Lúcia Falcão.
A relação nominal dos policiais civis que serão formados amanhã pelo Governo do Estado, está publicada na edição desta terça-feira (10), doDiário Oficial do Estado, à partir da página 30 e pode ser conferidaclicando aqui.
Mais efetivo
Este ano o Governo do Estado já investiu nos quadros da segurança pública de Mato Grosso do Sul 1.614 novos homens e mulheres, que reforçam os efetivos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, já estão autorizados pelo governador Reinaldo Azambuja e devem ser publicados ainda este ano os editais dos concursos públicos da Superintendência de Assistência Socioeducativa da Sejusp, responsável pelas Unidades Educacionais de Internação (UNEIS) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), que administra os presídios do Estado.