Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (11) o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, esteve na sede administrativa da Superintendência de Medida Socioeducativa (SAS) para acompanhar o trabalho desenvolvido pela superintendência que desde o dia 20 de março, está sendo dirigida pelo agente educador Celso Almeida de Oliveira.
A SAS foi criada pelo Governo do Estado em 2008, com o objetivo de executar medidas privativas de liberdade, aos adolescentes em conflito com a Lei. Atualmente existem 10 Unidades Educacionais de Internação (Uneis), sendo quatro em Campo Grande, duas em Dourados e Corumbá, uma em Ponta Porã e outra em Três Lagoas, que contam com 287 internos. Além de aplicar as medidas socioeducativas à superintendência, bem como a secretaria desenvolvem trabalhos de reinserção dos jovens, através da educação escolar e qualificação, e ainda realiza um acompanhamento dos adolescentes.
Durante a visita o secretário conversou com os funcionários, agradeceu o trabalho realizado pela ex-superintendente Carmem Lígia Loureiro durante o período que esteve à frente da SAS, e desejou sucesso ao dirigente. “É importante lembrar que ninguém faz nada sozinho, que precisamos de uma equipe entrosada e de unirmos forças para o bom andamento das nossas atividades”.
Para José Carlos Barbosa cobra-se muito da segurança pública, mas quando um jovem passa a integrar o mundo do crime significa que todas as instituições falharam. “Quando chega à segurança pública que é considerada o último recurso, é porque vários atores falharam. O primeiro é a família. A grande maioria dos jovens que entram para a criminalidade possuem família desestruturada. O segundo é o próprio Estado, que falha na educação, na assistência social, na saúde e que também não oferece perspectivas. Por isso acredito que o trabalho desenvolvido pelas Medidas Socioeducativas é fundamental para reinserção destes quase 300 adolescentes em conflito com a Lei ao convívio social”, destacou o dirigente da Sejusp.
O novo superintendente da SAS, Celso Almeida de Oliveira, agradeceu o secretário pela confiança nele para exercer a função, e convocou a equipe para que unidos possam desenvolver uma grande gestão. “O nosso objetivo é promover a valorização dos servidores, para que possamos melhor atender os adolescentes que chegam em nossas unidades. Vamos buscar a implementação de mais projetos voltados para as áreas de cultura, esporte e lazer, com o apoio da Sejusp”, pontuou.
Currículo
O sul-mato-grossense Celso Almeida de Oliveira é natural Campo Grande, graduado em Pedagogia em Gestão Ambiental pela Universidade Católica Dom Bosco. Ingressou na carreira de agente educador há 18 anos, já atuou como diretor das Uneis Dom Bosco e Novo Caminho, chefe de Divisão de Apoio as Unidades de Internação/Semiliberdade e também ocupou o cargo de coordenador de Segurança Guarda e Proteção, entre outras funções.