Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, visitou nesta quinta-feira (23), o 19º Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi conhecer as instalações e as ações desenvolvidas pela unidade.
O BPChoque foi criado no ano de 2013, com sede em Campo Grande é composto duas Companhias de Polícia de Choque. Também fazem parte da unidade os pelotões da ROTAC (Rondas Ostensivas de Ações de Choque), CANIL e ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motos). A sua área de atuação se estende por todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o comandante do Batalhão, tenente-coronel Marcus Vinicius Pollet, a função do choque é realizar revistas em estabelecimentos prisionais, atuar durante rebeliões em presídios, reintegração de posse, contra manifestações na quebra da ordem pública, patrulhamento tático e durante ocorrências de alta complexidade em apoio às demais instituições de segurança pública, além de ser uma unidade que promove cursos de especialização destinados a capacitar policiais militares do Estado e de outras localidades do Brasil.
“Pela primeira vez estamos recebendo a visita de um secretário de Segurança Pública, que veio conhecer a nossa realidade e o trabalho que desenvolvemos, entre eles o do CANIL que conta atualmente com 35 cães, que auxiliam nas ações de busca a entorpecentes e atualmente e no patrulhamento”, enfatizou o comandante.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, disse o seu papel como dirigente da Sejusp tem sido criar meios e condições para que os policiais possam trabalhar, prova disso é o programa “MS Mais Seguro”, que está aplicando mais de R$ 100 milhões em investimentos destinados para a aquisição de novas viaturas, armamentos, munições e equipamentos de proteção pessoal, contemplando todas as instituições ligadas à secretaria.
“Tenho procurado visitar as unidades da nossa Polícia Militar, para conhecer a realidade de cada localidade e também para conversar com os policiais. Na Sejusp temos trabalhado muito para melhorar a segurança pública do Estado e principalmente para estruturar as nossas unidades, entre elas o Batalhão de Choque que está sempre pronto para agir com rapidez para restaurar a ordem onde esteja faltando”, destacou Barbosa.