Campo Grande (MS) – Com objetivo de apresentar o planejamento estratégico para o ano de 2018, fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2017 e estreitar os laços entre segurança pública e a comunidade, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, realizou nesta terça-feira (23), uma reunião com os presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança de Campo Grande. O encontro contou com a participação do secretário Antonio Carlos Videira e do adjunto, Esli Ricardo de Lima, além do Superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias, Jonildo Theodoro, e o coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos Santana.
Na ocasião o secretário da Sejusp, destacou que a união das forças de segurança pública e a comunidade são importantes para traçar estratégias de combate à criminalidade. “Aproximar a comunidade e a segurança pública faz com que a gente conheça a realidade de cada região, seus problemas, seus anseios, que muitas vezes passam despercebidos. Temos que trabalhar integrados, assim a população nos dá a direção para que possamos estruturar as ações de segurança que serão realizadas em suas comunidades”, disse Antonio Carlos Videira.
De acordo com o coronel Carlos Santana, coordenador estadual de Polícia Comunitária, a intenção deste encontro foi apresentar aos conselheiros a nova direção da Sejusp, o relatório das ações realizadas no ano de 2017, o planejamento para 2018, o cronograma de capacitação de lideranças, a possibilidade de ampliação dos conselhos comunitários, entre outros assuntos. “Acreditamos que esse estreitamento de laços com a comunidade garante maior efetividade nas ações de segurança pública. Com isso, podemos identificar as necessidades, traçando estratégias no combate ao crime e a criminalidade”, destacou.
Desde que foi implantada em Mato Grosso do Sul, a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária já formou mais de 150 turmas e cerca de cinco promotores, gestores e multiplicadores da Polícia Comunitária, da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, representantes da Comunidade e de outros órgãos governamentais e não governamentais.
“Já está previsto para esse ano mais uma capacitação, sete profissionais da área de segurança serão encaminhados para o curso internacional de multiplicador de Polícia Comunitária, aprimorando ainda mais as técnicas de aproximação da polícia e da comunidade”, pontuou o coordenador.
Sobre os Conselhos
Os Conselhos Comunitários de Segurança são grupos de pessoas do mesmo bairro, região ou município que tem a função de discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança da comunidade. São responsáveis ainda pela criação e desenvolvimento de campanhas educativas e pelo estreitamento de laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais, as polícias e órgãos governamentais.
Atualmente no Estado estão institucionalizados 48 Conselhos Comunitários de Segurança, sendo 19 em Campo Grande e 29 e nas cidades do interior. Informações sobre a instituição dos Conselhos podem ser obtidas na Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária da Sejusp através dos telefones 67 3318-6800 / 67 3318-6856, ou pelo e-mail: policiacomunitaria@www.sejusp.ms.gov.br .