Campo Grande (MS) – Nesta segunda-feira (04), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf esteve em Dourados, onde visitou as unidades de segurança e conversou com policiais civis, militares e bombeiros.
A primeira visita foi ao recém ativado Presídio Masculino de Regime Semiaberto, unidade que possui capacidade para 500 detentos e recebeu na construção investimentos de mais de R$ 6,5 milhões do Departamento Penitenciário Federal (Depen), com contrapartida do Governo do Estado. “Quando assumimos a Sejusp tivemos muitos problemas técnicos com esse prédio, já que a energia elétrica não estava instalada, a rede de esgoto não estava ligada e o sistema de abastecimento de água apresentou problemas, mas conseguimos unir esforços e solucionar, o que era prioridade para a segurança pública e sociedade de Dourados”, disse o secretário.
Sílvio Maluf esteve também no 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Dourados, onde participou de reunião com o comandante, o tenente-coronel Edson Ferreira Pinto, oficiais e praças da unidade. “Recentemente reformamos e reestruturamos toda a unidade, que conta também com novas viaturas, o que permite prestarmos um serviço de qualidade à população”, explicou o comandante ao secretário.
Acompanhado do tenente-coronel Carlos Silva, o secretário de Segurança fez uma vistoria no 3º Batalhão da Polícia Militar, conversou com o efetivo e recebeu algumas reivindicações. “As instalações já não atendem cem por cento as necessidades do 3º BPM, há necessidade de algumas reformas e readequações, e, apesar do pouco efetivo, que deve ser ampliado a partir de maio com a formatura dos novos policiais, nós conseguimos reduzir significativamente o número de crimes aqui no município”, disse o comandante do 3º BPM.
O secretário esteve ainda no Departamento de Operações de Fronteira, na Delegacia Regional da Polícia Civil, onde participou de reunião com o titular da DRP, delegado Lupércio Degerone e 2ª Delegacia de Polícia Civil, onde acompanhado da delegada titular, Andréia Alves Pereira, conheceu as instalações da unidade, que foi totalmente reformada.
“O prédio estava em péssimas condições quando assumimos a unidade no início do ano, graças a empresários parceiros da Polícia Civil, conseguimos fazer uma reforma ampla que inclui reparos no telhado e instalações elétricas e hidráulicas, colocação de calhas, construção de estacionamento, pintura e aquisição de móveis novos, que permitiram a humanização e melhoria da qualidade do atendimento prestado à população”, destacou a delegada.