Campo Grande (MS) – O comandante do Comando Militar do Oeste, general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, foi recebido na manhã desta segunda-feira (27), no gabinete da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pelo titular da pasta, Sílvio Maluf, a quem apresentou o seu substituto, general Paulo Humberto César Oliveira, que assume o comando no próximo dia 30.
Durante a visita o secretário de Segurança apresentou ao novo comandante do CMO, um organograma da Sejusp e também, cada um dos superintendentes e dirigentes da instituição, e ainda, falou sobre a abrangência da pasta e as principais demandas da Secretaria.
“Mato Grosso do Sul é líder nacional em apreensões de drogas, com o recorde de 230 toneladas apreendidas no ano passado e este ano, só nestes quatro primeiros meses já foram mais de 40 toneladas e mais de 5,2 mil pessoas presas”, explicou o secretário Maluf aos generais do CMO.
O secretário apresentou também dados sobre os investimentos que estão sendo feitos na segurança pública do Estado, entre eles, mais de R$ 52,3 milhões para a construção de três novas unidades prisionais no Complexo da Gameleira em Campo Grande, com capacidade para 1.603 internos e contratação pelo Governo do Estado de mais de 1,6 mil policiais até o final do ano.
O novo comandante do CMO, tem como missão dar continuidade a importante parceria entre o Exército e o Governo do Estado, através da Sejusp, para a implantação e desenvolvimento do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Ousado projeto do Governo Federal, que com investimentos de mais de R$ 12 bilhões vai empregar tecnologia e efetivo para melhorar a segurança pública em quase 17 mil quilômetros de fronteira. “Nós estamos à disposição do Estado”, reforçou o general Paulo Humberto.
Participaram da reunião o adjunto da Sejusp, Hélton Fonseca, o superintendente de Segurança Pública, delegado Antônio Carlos Videira, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Esli Ricardo de Lima, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa, o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-FRON), coronel Valter Godoy Rojas, e os superintendentes, de Políticas Penitenciárias, Rafael Garcia Ribeiro, de Políticas de Segurança Pública, coronel Luiz Garcia Gomes.