Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf empossou nesta quarta-feira (16), o novo diretor do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-FRON) de Mato Grosso do Sul. O coronel Edmilson de Oliveira Ribeiro substituiu o coronel Valder Godoy Rojas, que foi para a reserva remunerada da Polícia Militar.
Em um discurso emocionado o coronel Godoy que permaneceu por quase quatro anos à frente do GGI-FRON agradeceu as instituições parceiras pelas ações realizadas em Mato Grosso do Sul, que tornaram o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, referência nacional pelos resultados obtidos e integração das forças. “Aqui no Estado nos demos uma dimensão estratégica, mas também operacional ao GGI-FRON, que diferente do Brasil inteiro, coordena as operações integradas”, destacou.
Durante a solenidade Valter Godoy Rojas recebeu das mãos do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Oliveira Filho, um certificado de agradecimento pela atuação no GGI-FRON assinado pela secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. “Essa homenagem que o senhor recebeu da secretária Nacional de Segurança, o coloca em distinção, pois o senhor trabalhou com sabedoria para desenvolver um trabalho que hoje é reconhecido em todo o país”, disse o secretário Sílvio Maluf em seu discurso.
O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira possui hoje quatro polos em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Corumbá, Jardim, Ponta Porã e Naviraí, onde constantemente acontecem reuniões estratégicas entre a direção do GGI-FRON, a Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Operações de Fronteira e instituições como o Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, Receita Federal e polícias dos países vizinhos, de onde saem os planejamentos para a realização das grandes operações que acontecem no Estado.
O comandante-geral da Polícia Militar atribui o sucesso das operações e o entrosamento entre as polícias e forças, à credibilidade que o coronel Valter Godoy deu ao Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira ao longo dos anos. “Com dedicação e seriedade o coronel Godoy conseguiu unir forças e melhorar a percepção de segurança pública na região fronteiriça, um trabalho que terá continuidade com o coronel Edmilson à frente do GGI-FRON”, pontuou o coronel Oliveira.
A solenidade de transmissão de direção do GGI-FRON contou com a presença do delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, do auditor fiscal da Receita Federal, Ricardo Queno, do capitão de fragata , Nungécer Rickman, do superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal, Luiz Alexandre Gomes da Silva, de superintendentes da Sejusp, delegados da Polícia Civil, oficiais de praças da Polícia Militar. As autoridades receberam placas de agradecimento pela contribuição e colaboração com o GGI-FRON.
Sobre o GGI-FRON
O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira foi instituído pelo Decreto Federal 7.496 de 8 de junho de 2011 e faz parte da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que visa o enfrentamento aos crimes transfronteiriços ou transnacionais.
Fotos: Frederico Miranda