São Gabriel do Oeste (MS) – “Saberes em foco” é o nome do projeto desenvolvido no Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste por professores da Escola Estadual Polo “Regina Lúcia Anffe. Durante dez dias, a inciativa trabalhou a temática da “Inclusão e formação do caráter”, objetivando desenvolver nas alunas os sentimentos de justiça, honestidade, disciplina, compreensão e amor ao próximo.
O projeto também focou no resgate aos valores de família e autoestima, através de leituras, mensagens, músicas, filmes, reflexões e diálogos, visando promover a socialização através de brincadeiras e jogos.
A culminância do “saberes em Foco” aconteceu com a palestra motivacional ministrada pela psicóloga Tatiana Sangalle, que utilizou de dinâmicas terapêuticas, envolvendo danças e contos para interagir, prender a atenção das internas e fazer com que elas se sintam motivadas a viver.
Para as reeducandas, foi muito bom para conhecer algumas culturas, formas de se relacionar, trabalhar a respiração, fazer alongamentos, rir muito, tirar o estresse por algumas horas, além de terem assim qualidade vida e entusiasmos para seguir em frente.
O diretor em exercício na unidade penal, Albino Gonçalves Lima Júnior, ressaltou que o projeto é importante. “Foram dias com mais ânimo e tranquilidade, as palavras e técnicas da psicóloga fizeram com que elas se sentissem melhor e em condição de enxergar a vida por outro ângulo”, finalizou.
Colaboraram Jeremias Lima, da Assessoria de Comunicação e Marli Maurício de Moraes. do EPFSGO.