‘Ronda Escolar’ apreende 300 cigarros eletrônicos em escolas da Capital

  • Publicado em 16 dez 2024 • por Joelma Belchior •

  • Balanço revela também apreensões de objetos cortantes e diversas ocorrências ao longo de 2024

    O Programa Ronda Escolar, conduzido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, encerra o ano de 2024 com um balanço significativo de ações e apreensões nas 78 escolas estaduais de Campo Grande.

    Durante as operações, foram apreendidos mais de 300 cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como PODs ou VAPEs, e 50 objetos cortantes, como facas, estiletes e tesouras. Além disso, o programa registrou diversas ocorrências como mostra a tabela abaixo:

    OCORRÊNCIAQUANTIDADE
    Portar drogas10
    Ameaça2
    Desacato6
    Desobediência2
    Direção perigosa2
    Falsidade ideológica1
    Furto4
    Importunação sexual1
    Lesão corporal dolosa3
    Provocar alarma, desastre ou perigo inexistente1
    Receptação2
    Vias de fato5

    Como forma de prevenção, a Ronda Escolar promoveu mais de 9 mil rondas e 840 palestras, abordando temas como civismo, prevenção à violência e cidadania. Essas atividades educativas foram fundamentais para conscientizar os alunos sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos e o porte de objetos perigosos, além de fomentar a cultura de paz no ambiente escolar.

    Todas as 78 escolas estaduais de Campo Grande foram atendidas diariamente pelo programa, distribuídas nas seguintes áreas:

    • Anhanduizinho: 10 escolas
    • Bandeira: 12 escolas
    • Segredo: 10 escolas
    • Prosa: 6 escolas
    • Lagoa: 11 escolas
    • Imbirussu: 9 escolas
    • Área Central: 20 escolas

    As equipes realizaram atividades como acompanhamento nos horários de entrada e saída dos alunos, orientações à gestão escolar, suporte em situações que exigem intervenção de órgãos competentes, e interação constante com a comunidade escolar.

    De acordo com a tenente-coronel Letícia Raquel Lopes Ramos, comandante da Ronda Escolar, a presença constante das equipes foi determinante para que, em 2024, não houvesse nenhuma ocorrência de ameaças de ataques ou massacres nas escolas estaduais, em contraste com o cenário de insegurança vivenciado em 2023.

    “A Ronda Escolar reafirma seu compromisso com a prevenção e com a segurança de nossas escolas. O resultado desse trabalho é visível na tranquilidade que hoje caracteriza o ambiente escolar”, destacou a comandante.

    O balanço de 2024 reflete o impacto positivo do programa na garantia de um espaço seguro e propício para o aprendizado, reafirmando a importância da parceria entre segurança pública, escola e comunidade.

    Assessoria de Comunicação Sejusp-MS

    Categorias :

    Geral

    Veja Também