Rio Brilhante (MS) – Obras de reforma estão sendo realizadas nos presídios masculino e feminino de Rio Brilhante, por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Conselho da Comunidade local, que destina recursos provenientes de penas pecuniárias para a reestruturação.
No Estabelecimento Penal Masculino de Rio Brilhante, os trabalhos envolvem a reestruturação de toda a parte antiga do prédio, dando continuidade ao projeto de melhoria que possibilitou a construção de uma área nova com 84 vagas, concluída no final do ano passado. Agora, toda a parte onde estão as celas antigas também está sendo melhorada, com ampliação no número de camas e elevação na altura da grade do solário, melhorando as condições de custódia e segurança do local.
A reforma envolve, ainda, toda a troca do telhado, parte hidráulica, elétrica e pintura; além da extensão da passarela instalada na parte superior do prédio, o que contribuirá para o serviço de vigilância realizado pelos agentes penitenciários. Na próxima etapa, haverá reforma de toda a portaria e alojamento dos servidores. Também está prevista a construção de um parlatório, local onde os internos receberão a visita dos familiares.
Na unidade feminina, também estão sendo providenciadas obras de estruturação. Entre as medidas adotadas, será substituída a caixa d’água. Outra melhoria, será a construção de um “espaço de convivência mãe e filho”, destinado a custodiadas que estão com seus bebês na unidade, ou estão gestantes. Atualmente no presídio já existe um berçário, mas o espaço será ampliado e adequado às necessidades das crianças.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, esteve esta semana nos dois estabelecimentos prisionais. A visita foi acompanhada pelo juiz responsável pela execução Penal em Rio Brilhante e presidente do Conselho da Comunidade, juiz Jorge Tadashi Kuramoto, importante aliado nas ações desenvolvidas no presídio, e dos promotores de Justiça Jorge Ferreira Neto e Rosalina Cavagnoli; além dos diretores de área da Agepen Reginaldo Régis (Operações) e (Assistência e Penitenciária).
Além verificar o andamento das obras e demais demandas apresentadas pelas direções dos presídios, as autoridades conversaram com servidores e reeducandos; receberam informações sobre projetos em andamento nas áreas de trabalho, saúde, educação e qualificação profissional.
As visitas da direção da Agepen aos presídios de Rio Brilhante deram continuidade aos trabalhos estabelecidos pelo Governo do Estado e Secretaria de Justiça e Segurança Pública de se acompanhar de perto as demandas, bem como ações desenvolvidas, em estabelecimentos prisionais e demais unidades da agência penitenciária de Mato Grosso do Sul. Em menos de um mês, unidades de cinco municípios já foram visitadas.
Keila Oliveira – Agepen