Campo Grande (MS) – O Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Comando Militar do Oeste (CMO), realiza o tradicional desfile cívico e militar do 7 de Setembro em Campo Grande na próxima segunda-feira (7). A solenidade será realizada na rua 14 de Julho com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do comandante militar do Oeste, general Paulo Humberto César de Oliveira, do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, e do comandante da base área da Capital, coronel aviador Potiguara Vieira Campos. O palanque das autoridades será montado no cruzamento da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena.
A programação começa às 8h15. Em carro aberto, o governador e o general do CMO passarão em revista à tropa militar entre as ruas 13 de Maio e Maracaju. Logo depois, às 8h45, acontece a abertura da solenidade no palanque das autoridades, no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena. O desfile está marcado para começar às 9h na Rua 14 de Julho, iniciando na Rua Maracaju e terminando na Rua 15 de Novembro.
Militares das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) e integrantes da Segurança Pública do Estado (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) vão desfilar no 7 de Setembro, além de alunos de escolas públicas e privadas. Das Forças Armadas, irão desfilar 1,8 mil militares do Exército, 750 da Aeronáutica e 30 da Marinha. A expectativa de público é de 15 de mil pessoas.
Estrutura
À população, o Governo do Estado disponibilizará 300 metros de arquibancadas – que serão montadas na Rua 14 de Julho, entre as ruas 15 de Novembro e Dom Aquino – e 10 banheiros químicos.
Toda a estrutura será erguida no domingo (6), a partir das 16h. Por esse motivo, nesse mesmo horário, as vias centrais serão interditadas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran).
Será executada a interdição da Avenida Afonso Pena entre a Avenida Calógeras e a Rua 14 de Julho, no sentido centro/shopping, para a montagem do palanque principal que receberá as autoridades. O trânsito será desviado para a avenida Calógeras e Rua 7 de Setembro.
Será necessário a interdição das faixas de estacionamento da Rua 14 de Julho entre a Rua 15 de Novembro e Rua Dom Aquino para montagem da arquibancada que tem a previsão para ser desmontada a partir das 12h de segunda-feira. Após a desmontagem os usuários poderão estacionar normalmente.
As vias transversais: Rua Antônio Maria Coelho, Maracaju, Cândido Mariano, Dom Aquino e Barão do Rio Branco, no trecho entre a Avenida Mato Grosso e a Avenida Fernando Corrêa da Costa, ficarão interditadas a partir da Avenida Calógeras até a Rua 13 de Maio, para que as instituições se concentrem, aguardando o início do desfile.
A Agetran ainda vai comunicar a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur) para que o itinerário dos ônibus coletivos que passam pelo local do desfile seja alterado. A previsão é que a solenidade termine às 11h, e a desmontagem do palanque e das arquibancadas comece logo em seguida, às 12h.
Bruno Chaves, Assessoria de Comunicação Governo do Estado.
Foto: Arquivo/Jéssica Barbosa