Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf foi condecorado na noite desta terça-feira (25), com a Medalha do Pacificador, concedida pelo Exército Brasileiro àqueles que prestaram relevantes serviços à instituição. A cerimônia aconteceu no campo de parada do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande.
“Essa é a medalha mais significativa que nós temos no Exército, que simboliza bem o perfil que nós queremos, que é o pacificador. Entregar essa medalha para o governador Reinaldo Azambuja é uma honra e uma satisfação muito grande. Ele é uma pessoa que tem tido um carinho, uma consideração e uma amizade muito grande pelo Exército”, disse o comandante Militar do Oeste, general Paulo Humberto César de Oliveira.
O governador Reinaldo Azambuja também está entre os três civis que foram homenageados com a Medalha do Pacificador, juntamente com 20 militares, neste 25 de agosto, data em que é comemorado no Brasil o Dia do Soldado. A comenda também foi entregue ao governador do Mato Grosso, Pedro Taques, pelo Comando Militar do Oeste.
A Medalha do Pacificador foi criada em 1953, como parte das homenagens do Exército a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no aniversário dos 150 anos de seu nascimento. A honraria é conferida a militares e civis, brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído para elevar o prestígio do Exército ou promovido relações de amizade entre a instituição e outras nações.
Com informações de Bruno Chaves e fotos de Jessica Barbosa