Campo Grande (MS) – Os policiais militares que se destacaram em suas funções ao longo de 2015 receberam premiações do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), em solenidade realizada nesta quinta-feira (17), no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, com as presenças do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Oliveira Filho.
Durante a premiação realizada com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Conselho Comunitário de Segurança do Centro e comerciantes da capital, foram distribuídas aos terceiros colocados cestas básicas e ventiladores, aos segundos colocados cheques no valor de R$ 500 cada e para os primeiros colocados 7 televisores de LED de 42 polegadas.
Para o cabo Leonardo Diarte Oliveira, da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, líder isolado em ações policiais, como prisões, recaptura de foragidos da justiça, recuperação de veículos furtados e roubados, foi entregue uma motocicleta zero quilômetro. “Estou orgulhoso por ter reconhecido o meu trabalho, pois muitas vezes em que estava na delegacia em dias de chuva e frio, domingos e feriados, me perguntava se tamanho esforço valia a pena e hoje tenho certeza que alguém estava vendo o nosso trabalho”, destacou o cabo.
Para a escolha dos vencedores o CPM estipulou pontuação para cada uma das ações policiais de rotina. A recaptura de foragidos da Justiça, por exemplo, teve valor de 10 pontos e a recuperação de veículos furtados ou roubados 6 pontos. A maior pontuação foi alcançada pelo cabo Diarte, que atingiu 817 pontos. “Essa é uma forma de incentivo para que os policiais desenvolvam o trabalho com compromisso e abnegação, que refletem em números positivos para a segurança pública”, afirma o secretário Sílvio Maluf.
De acordo com o coronel Francisco Assis Ovelar, comandante do Comando de Policiamento Militar, a premiação incentivou um número maior de abordagens e fez crescer as apreensões de armas e prisões de autores de crimes. “Utilizamos critérios justos e objetivos, onde aqueles que fizeram diferença no serviço operacional, estão hoje sendo recompensados através de um projeto embrionário que deve ser estendido também para o restante do Estado”, disse Ovelar.
“Temos hoje uma tropa unida, comprometida, que se adapta facilmente a mudanças e supera dificuldades, que hoje premiados de forma meritória pelo CPM e reconhecidos pelos seus pares pelo esforço e dedicação à segurança pública de Mato Grosso do Sul”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar.
A solenidade de premiação contou ainda com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Júnior Mochi, do presidente da Associação Comercial de Campo Grande, João Carlos Polidoro, do presidente do Conselho Comunitário do Centro, Adelaido Spinosa, do presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, Edmar Soares da Silva, do presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, coronel Alírio Villassanti e do coordenador Estadual da Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro.
“Alguns policiais fazem para defender e proteger a nós enquanto sociedade e comerciantes é algo inacreditável, e sabemos que isso é comprometimento com a segurança pública, por isso merecem esse esforço que fizemos para premiar cada um dos policiais que se destacaram neste ano de 2015 desenvolvendo um trabalho de excelência”, finalizou o presidente da Associação Comercial.