Campo Grande (MS) – A Polícia Civil e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul vão receber nos próximos dias 1.331 novos coletes balísticos. Serão distribuídos 866 equipamentos de proteção e segurança individual para a Polícia Militar e 465 para a Polícia Civil.
Os coletes balísticos foram comprados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), por meio do Programa Crack é Possível Vencer. Ao todo são 114 mil coletes, que serão distribuídos para as Polícias Civis e Polícias Militares de todo o Brasil, além da Força Nacional de Segurança.
Do total de 1.331 novos coletes destinados a Mato Grosso do Sul, 200 são femininos e já foram entregues às polícias, sendo 166 para a Polícia Militar e 34 para a Polícia Civil. Os equipamentos integram o primeiro lote de coletes balísticos específicos para mulheres policiais, adquiridos pela Senasp.
São equipamentos mais adequados às medidas femininas, que serão entregues às polícias dos 26 estados brasileiros. No total, a Senasp adquiriu 12.600 coletes femininos, que tem bojo para os seios e é 20% menor e mais leve que o masculino, para se adequar à anatomia feminina, sem perder a capacidade de proteção.
Também devem chegar nos próximos dias em Mato Grosso do Sul, 1.131 novos coletes balísticos masculinos. Sendo que 700 serão destinados para homens da Polícia Militar e 431 para os da Polícia Civil de todo o Estado.
O quantitativo de coletes destinados a cada Estado foi estabelecido a partir de consulta aos estados e na Pesquisa de Perfil das Instituições de Segurança Pública, realizada pela Senasp, que traça quadros sobre a situação de efetivo, equipamentos e outros pontos relativos aos órgãos policiais e também de perícia e bombeiros.
Com informações do Ministério da Justiça