Campo Grande (MS) – O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), foi comemorado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul com palestras e a outorga do Prêmio tenente-coronel PM Ana Neize Baltha, em solenidade realizada no auditório do Crea, em Campo Grande, que contou com as presenças do secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Helton Fonseca e do comandante-geral da PM, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira.
A ação da Polícia Militar, tem como objetivo promover a integração e o congraçamento do efetivo e, ainda, proporcionar ricos momentos de debates acerca de tópicos inclusive relacionados à igualdade de direito entre homes e mulheres na sociedade. “Eventos como este devem ser multiplicados para que a gente alcance um aculturamento no respeito à igualdade de gênero”, destacou o comandante-geral.
Durante a solenidade foi outorgado o Prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha. A homenagem é um ato do comandante-geral, homologado pelo governador Reinaldo Azambuja, conferindo à mulheres que se destacaram ao longo do tempo, pelo empenho e dedicação por uma segurança pública humana e democrática. “Homenagens como estas nos enche de esperança, por termos a oportunidade de estar diante de pessoas que fazem a diferença para que o mundo torne-se um lugar melhor, plantando uma semente de mudança, de esperança”, pontuou o secretário Helton Fonseca.
Este ano foram agraciadas com o Prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha, Ana Luíza da Silva, Edinéia Martins Dias, Eliane Lima Dias, Joelma Belchior, Kelly Cristine Costa Sandim Júdice, Lídia Maria Dominoni Facchin, Maria Odete Gomes, Sônia Teresinha Pena Fortes Maran, Tatiana Dias de Oliveira Saide e Vera Mara de Araújo Ferreira.
Durante o evento, os promotores Ana Lara e Renzo Siufi que integram o Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, ministraram aos presentes palestras sobre assédio, estupro e sextorsão nas corporações militares e, Violência Doméstica e Polícia Militar: Aspectos Práticos e Processuais.
A nutricionista Emanuelle Salustiano, responsável pela implantação da nutrição funcional em Mato Grosso do Sul, deu dicas de alimentação saudável e falou aos presentes sobre os aspectos positivos e negativos dos nutrientes no organismo humano.
O evento contou ainda com a apresentação cultural de Ruberval Cunha, que declamou poesias às mulheres através do chamado “Improviso Guaicurus”, uma modalidade de repente informativo criado por ele, que agrega técnicas teatrais e discurso poético com a participação direta do público.
Sobre o Prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha
A comenda foi instituída pelo Decreto número 36 de 8 de março de 2010, em razão do reconhecimento público da Polícia Militar pela dedicação e trabalho de algumas mulheres, em prol de uma segurança pública mais humana, democrática e comunitária, fortalecendo com essa atitude a importância da participação e da integração da mulher nos processos de construção da cultura da paz que a sociedade tanto deseja.