Campo Grande (MS) – Uma equipe da Polícia Militar Ambiental do município de Cassilândia foi acionada na última sexta-feira (16) pela Polícia Militar Rodoviária, para aplicar uma multa ambiental em um caminhão que transportava madeira ilegalmente.
O veículo, um caminhão Mercedes Benz, havia sido abordado na altura do km 5 da rodovia BR MS 240, no município de Paranaíba, com carga de 10 m³ de madeira da espécie aroeira (protegida por lei), em formato de estacas para cerca. O material não tinha documento de origem floreslta (DOF), documento necessário para o transporte e armazenamento de qualquer produto florestal.
O veículo com a madeira foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba. A empresa proprietária da carga, com domicílio jurídico naquela cidade foi autuada administrativamente e multada em R$ 3 mil. O proprietário responderá por crime ambiental. Se condenado poderá receber pena de um a dois anos de reclusão.
A portaria 83N de 1991 do Ibama proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.
Texto: Assessoria PMA