Dois Irmãos do Buriti (MS) – Uma ação conjunta entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está garantindo o oferecimento de água tratada na penitenciária de Dois Irmãos do Buriti.
O presídio passou a receber este mês abastecimento da rede de água da cidade, o que acaba também com o problema da possibilidade de faltar água no local, que até então era abastecido apenas através de poços artesianos e, a qualquer problema no bombeamento, poderia acarretar desabastecimento na unidade prisional, que abriga atualmente cerca de 570 internos.
“É um sonho que se tornou realidade”, ressalta o diretor da PDIB, Paulo Inverso Elias. Segundo ele, devido ao estabelecimento penal estar localizado na área rural, foi necessária uma extensão da rede de abastecimento pela Sanesul. “Os funcionários se empenharam para canalizar a água da cidade até a unidade, e realmente fizeram um trabalho de excelência”, agradece o dirigente, destacando o encanador da Sanesul, Marcos Lopes dos Santos, responsável pelos trabalhos.
Na última semana, o presídio recebeu uma visita técnica do gerente Regional da Sanesul, Danilo Pires do Espírito Santo, acompanhado pelos supervisores Sirlei Pereira Caxias e Adalto Marcos Gonçalves. A inspeção teve como objetivo fazer uma análise sobre o trabalho realizado.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a instituição tem a preocupação em se antecipar a possíveis dificuldades que falhas estruturais possam ocasionar nas s unidades prisionais. “Especificamente em Dois Irmãos do Buriti, deve ser elogiada a visão do nosso diretor de Operações, Reginaldo Francisco Régis, que detectou o problema e fez os primeiros encaminhamentos”, informa.
Texto: Keila Rodrigues, da Assessoria de Comunicação da Agepen