Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou através do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-FRON), nesta quinta-feira (19), em cumprimento ao Plano de Operações a Operação Integrada Divisa Segura III do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. As ações foram desenvolvidas simultaneamente em sete municípios são eles: Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia e Paranaíba, que fazem divisas com os estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Durante 24 horas foi intensificado o policiamento preventivo e repressivo na área urbana e rural dos municípios, que resultou na abordagem de 481 veículos e 755 pessoas, que resultou na apreensão de munições, cumprimento oito mandados de prisão, 10 pessoas conduzidas à Delegacia de Polícia Civil, expedição de 75 notificações de trânsito, além da realização de vistorias em 77 estabelecimentos comerciais. Também foram tirados de circulas 106 quilos de entorpecentes, durante abordagem realizada na barreira policial realizada na BR 060, localizada na região de Paraíso das Águas.
A operação foi aconteceu simultaneamente em 23 estados da federação que fazem parte do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual, e teve o objetivo de fortalecer a integração com os demais órgãos localizados na divisa entre os dois estados no combate aos crimes típicos dessa região, como roubo, furto e tráfico de drogas, visando principalmente à redução dos índices de criminalidade nestas localidades, além de aumentar a sensação de segurança da comunidade.
A previsão é que mais ações integradas sejam realizadas com frequência entre os estados que compõem o Pacto Integrador, visando a redução dos índices de criminalidade nas regiões de divisa.