Campo Grande (MS) – Foi publicado na edição desta terça-feira (12.2) do Diário Oficial da União (DOU), a nomeação do capitão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Cláudio César Felipe, que exercerá a função de chefe de gabinete da Secretaria de Governo da Presidência da República, que atualmente é administrada pelo ministro, general Alberto dos Santos Cruz.
O oficial está em Brasília desde o ano de 2014, quando foi cedido pelo Governo do Estado para ministrar um curso de batedor aos integrantes da Força Nacional. Atualmente desempenhava a função de secretário executivo do Comitê Gestor da Rede Integrada de Banco de Dados de Perfis Genéticos, que tem como principal objetivo manter, compartilhar e comparar perfis genéticos a fim de ajudar na apuração criminal ou na instrução processual.
O capitão também já atuou na diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), durante três anos. Em seguida pelo período de dois anos a convite, passou a trabalhar na Diretoria de Projetos do órgão, sendo responsável pelo projeto de coleta de material biológico de presos condenados conforme a Lei 12.654, que conta com a participação de todos os Estados. A previsão de conclusão é dezembro de 2019, e a meta é realizar mais de 65 mil perfis genéticos nos presídios de todas as unidades da Federação.
Conforme o oficial, o convite para ocupar a função de chefe de gabinete da Secretaria de Governo da Presidência da República surgiu pelo fato de já ter trabalhado com o general Alberto dos Santos Cruz, na época em que foi secretário da Senasp.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o oficial é um excelente profissional da área de segurança pública, que teve atuação de destaque em projetos nacionais, como exemplo o programa que vai fazer a identificação da genética dos presos. “Tenho certeza que o capitão vai continuar servindo a segurança pública com excelência”.