Publicado em 03 dez 2025 • por Joilson Francelino Santana •
Com investimentos de R$ 5,2 milhões em equipamentos para atuação em atividades de combate a incêndio urbano e florestal, além do trabalho operacional em todo o Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou viaturas para o Corpo de Bombeiros no fim da tarde desta terça-feira (2), em solenidade realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, onde também foi oficializada a formatura de novos oficiais e soldados temporários da corporação.
Além dos veículos entregues hoje – que serão usados no combate a incêndios florestais -, o Governo de Mato Grosso do Sul atua de forma permanente nas ações que garantem segurança ambiental, especialmente no Pantanal, com a a estruturação das Bases Avançadas dos Bombeiros em pontos estratégicos do bioma para combate aos incêndios florestais.


Em 2025, foram registrados mais de 1,6 mil focos de calor em Mato Grosso do Sul. Diversos fatores contribuíram para essa redução, entre eles a crescente conscientização da população, impulsionada pela atuação integrada de diferentes instituições do Governo do Estado, o aumento da quantidade de chuvas (apesar do Estado permanecer em situação de déficit hídrico), além da resposta rápida aos focos de incêndio e o preparo técnico das equipes, com quase 1 mil brigadistas formados em 2025 somente pelos Bombeiros.
“Ressalto a importância dos investimentos que o Estado faz no Corpo de Bombeiro Militar, com as 10 unidades de resgate, uma para cada 100 mil habitantes, e as viaturas que vão fazer combate aos incêndios nas mais distantes regiões e localidades do Pantanal e do Cerrado, se juntando a outras tantas que já foram entregues”, disse o governador Eduardo Riedel durante a cerimônia.
Fora a formalização da entrega das 10 unidades de resgate, também foram entregues 6 caminhonetes e realizada a formatura de 10 novos oficiais da turma Caiman, além de 250 soldados temporários. O evento ainda contou com uma solenidade alusiva ao Dia do Patrono do Corpo de Bombeiros Militar ‘Imperador Dom Pedro II’.
Formação
Os dez oficiais concluíram a formação iniciada em janeiro de 2024 com preparação para atividades operacionais, combate a incêndios, salvamentos e segurança contra incêndio e pânico, e a partir de agora assumem funções nas unidades do Corpo de Bombeiros..
“A primeira turma de bombeiros temporários é uma inovação que vai marcar a trajetória da instituição. Vocês podem ter certeza de que um Estado que cresce, se desenvolve, oferece uma condição de segurança pública, ordem, que garante um ambiente de negócio para o investimento aqui presente, ele precisa dessa referência de que vocês, quando chamados, estejam preparados com meios para poder atender a sociedade”, disse Riedel.



Já o curso básico de capacitação de praças e oficiais temporários preparou 250 militares para atuar em serviços auxiliares e de apoio aos bombeiros – dez deles são especializados em tecnologia da informação e vão trabalhar no apoio ao setor de Diretoria Telemática e Estatística –, teve início em novembro com treinamento que incluiu atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e salvamentos.
“A entrega das viaturas, a formatura dos oficiais e dos temporários, juntamente com a entrega da medalha é uma conquista. Trabalhamos pelo bem-estar da população sul-mato-grossense”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Frederico Reis Pouso Salas.
Homenagem
A medalha ‘Imperador Dom Pedro II’ é a maior honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros, e foi entregue para 30 pessoas – entre civis e militares como homenagem pelos serviços prestados.
A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, foi uma das homenageadas com a medalha, juntamente com o secretário Rodrigo Perez (Segov) e o secretário-adjunto Artur Falcette (Semadesc), além do superintendente de Jornalismo da Secom (Secretaria-Executiva de Comunicação), Ludyney Moura.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom