Live do Centro de Atenção Biopsicossocial da Sejusp reúne mais 300 servidores da segurança

  • Publicado em 16 set 2020 • por Joelma Belchior •

  • O Centro de Atenção Biopsicossocial da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, realizou na noite desta terça-feira (15), dentro da programação do Setembro Amarelo da Segurança Pública, a primeira Mesa Virtual para debater a importância da valorização da vida nas instituições de segurança.

    A Mesa Virtual foi aberta pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, que destacou a importância dos cuidados para com as pessoas. “Precisamos cuidar, não apenas do policial, mas também da sua família, porque a influência do trabalho reflete na família. Tenho certeza que esse é um grande passo para todas as instituições que integram a segurança pública”, pontuou.

    Entre os debatedores estiveram o professor e major da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros Militar, Edilson Reis, o capelão e policial civil, André Rodrigues e o psicólogo Sérgio Lopes, que é sargento da reserva remunerada da Polícia Militar.

    Reis destacou que a atenção biopsicossocial é um assunto que deve ser tratado com seriedade. O capelão André lembrou que temas como depressão e suicídio sempre foram um grande tabu, tanto para a sociedade, como para os operadores da segurança pública, mas que a apesar disso precisa ser debatido, já que o trabalho com o crime é extremamente adoecedor. Já Sérgio lembrou que lidar diuturnamente com mazelas, provocam alterações de substâncias químicas importantes, o que acaba levando à depressão e ao adoecimento psíquico.

    A Mesa Virtual reuniu mais de 300 participantes, entre servidores da ativa, aposentados e alunos que estão nas academias da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de bombeiros Militar. Segundo o coronel Enir Souza Júnior, este é o primeiro de muitos debates que serão realizados pelo Centro de Atenção Biopsicossocial da Sejusp. “Entre os debatedores e mediadores teremos sempre profissionais da segurança pública que trabalhem ou tenham experiência em serviços de atenção biopsicossocial, visando facilitar e enriquecer as discussões, por conta da vivência e conhecimento de causa”, afirmou.

    Mais debates

    Na próxima quarta-feira, dia 23 será realizada a 2ª Mesa Virtual do Centro de Atenção Biopsicossocial da Sejusp, com as participações do escrivão e assistente social Mark Valentim, da agente socioeducativa e assistente social, Reina Mohamud Vilagra e da investigadora e psicóloga clínica, Fabiana Pedraza.

    Em formato de live, o evento será aberto aos servidores de todas as instituições de segurança pública da capital e do interior do estado e para participar é necessário realizar a inscrição antecipadamente. Maiores informações através do telefone (67) 9 9962-0716.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também