Campo Grande (MS) – Acontece nesta quinta-feira (19) os cursos de técnicas básicas para trabalhos de decoupage e pintura em caixaria de MDF e de técnicas de artesanato em barbante para internos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG).
A capacitação será promovida por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a empresa MonyDai, com o objetivo dar seguimento aos projetos de humanização e reintegração social através de um tratamento penal voltado para a educação e o trabalho.
Participarão gratuitamente da qualificação os custodiados que já são cadastrados no Programa do Artesão Brasileiro e possuem a Carteira Nacional do Trabalhador Manual, emitida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Todo material utilizado nas aulas será oferecido pela administração da unidade penal.
Para o diretor do IPCG, Fúlvio Ramires, “o artesanato é mais que uma arte e está se tornando uma ocupação profissional aos reeducandos que já dominam outras técnicas com barbantes e reciclados”.
As peças produzidas durante a capacitação serão direcionadas para a 3ª Feira Artesão Livre (Especial de Natal), que ocorrerá de 23 a 27 deste mês, no Fórum Central de Campo Grande. A renda com a venda dos artesanatos será revertida para as famílias dos internos.
Colaboraram equipe de servidores do IPCG e Jeremias Lima, da Assessoria de Comunicação.