Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, através do Instituto de Identificação (II) de Mato Grosso do Sul, responsável pela emissão de todas as carteiras de identidade do Estado, disponibiliza a primeira via da Carteira de Identidade de graça durante a Caravana da Saúde de Campo Grande. A expectativa é emitir 900 novos documentos nos 3 finais de semana do evento.
De acordo com o diretor do II, Rubens Cyles Pereira, serão atendidos 300 usuários por final de semana, com a distribuição de 150 senhas no sábado e 150 no domingo, aos usuários que ainda não tem o RG e procurarem o Posto de Identificação móvel, montado no centro de eventos Albano Franco.
Os atendimentos serão realizados pelos servidores do Instituto de Identificação neste sábado e domingo, dias 14 e 15, e nos próximos dois finais de semana, dias 21 e 22 e 28 e 29 de maio, das 8 às 18 horas. Os usuários precisam levar os originais da certidão de nascimento ou casamento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) se tiver e comprovante de residência. As crianças devem estar acompanhadas dos pais durante o atendimento.
O Governo do Estado já emitiu 1.151 novas carteiras de identidade para os usuários da Caravana da Saúde dos municípios de Coxim (36), Ponta Porã (221), Três Lagoas (200), Paranaíba (100), Nova Andradina (85), Corumbá (51), Naviraí (44), Jardim (72), Aquidauana (112) e Dourados (230).
O diretor do Instituto de Identificação lembra que o atendimento na Caravana da Saúde é exclusivo para usuários que ainda não tem carteira de identidade em Mato Grosso do Sul, que a entrega do documento será feita posteriormente nos Postos de Identificação e que o prazo irá variar conforme a demanda.
2ª via do RG
Usuários que precisam emitir a 2ª via do RG, ou que estejam nos municípios do interior, é necessário realizar o agendamento on-line, pela Internet através do endereço eletrônico http://servicos.sejusp.ms.gov.br/ . Na página o usuário escolhe o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preenche o formulário e confirmar o agendamento.
Na página que pode ser acessada também pelo site da Sejusp (www.sejusp.ms.gov.br), clicando no banner do RG, o cidadão será informado também sobre a relação de documentos necessários para obtenção da nova identidade ou da segunda emissão e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barras.
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação não há uma idade mínima para tirar o documento, que pode ser feito a qualquer tempo. “Hoje as pessoas estão tirando o documento de identidade cada vez mais cedo, as mães trazem os bebês para fazer o documento pela facilidade de carregar o documento e por ser obrigatório para o acesso a vários serviços”, finaliza Cyles.