Campo Grande (MS) – Quem ainda não tinha carteira de identidade, documento considerado indispensável para todo cidadão brasileiro, pode fazer a primeira emissão do RG durante a Caravana da Saúde realizada em Corumbá. Para atender os usuários o Governo do Estado disponibilizou 150 novos documentos, que foram emitidos de forma gratuita.
Aos 16 anos a estudante Geisiane Moraes que apesar da pouca idade tem uma vida corrida, ainda não tinha a carteira de identidade. No sábado (3) foi acompanhar a avó na Caravana da Saúde, na Escola Estadual João Leite de Barros, localizada na rua Cabral, no Centro de Corumbá e aproveitou para fazer o documento. “É bom ter essa Caravana, que dá também para tirar o documento e eu precisava muito do RG, porque sem ele a gente não é ninguém”, destacou a estudante.
O Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul é responsável por emitir todas as carteiras de identidade do Estado. De acordo com o diretor, Rubens Cyles Pereira, mensalmente são confeccionadas no Estado mais de 15 mil novos RG’s. Só na Caravana da Saúde já foram confeccionados mais de 700 novas documentos. “A Caravana da Saúde é uma oportunidade para o cidadão ter o documento com mais facilidade, sem ter que marcar dia e hora”, explicou.
E quem não pode comparecer à Caravana da Saúde para fazer o RG, basta fazer o agendamento eletrônico através da internet no endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, onde é possível escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da sua nova identidade ou da segunda emissão.
Joelma Belchior