Campo Grande (MS) – Os 14 anos de criação do 10º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (BPM/MS) serão comemorados nesta sexta-feira (8), em uma solenidade com entregas de homenagens a ex-integrantes, policiais militares atuantes e autoridades que contribuíram com o trabalho desenvolvido pela unidade, com o objetivo de proporcionar mais segurança para a população da região Sul de Campo Grande.
O evento será realizado às 8h30, na Câmara Municipal de Campo Grande, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n.1400, Vila Manoel da Costa Lima. Na ocasião, a vice-governadora do Estado, Rose Modesto, o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e o comandante-geral PM, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, serão homenageados pelo 10º BPM.
Sobre o 10º BPM
O crescimento de Campo Grande e a necessidade de mais policiamento em grandes bairros da Capital levaram a PM a criar, em oito de julho de 2002, o 10º Batalhão de Polícia Militar.
Inicialmente, o batalhão atuava na Capital, nas regiões do Anhanduizinho e Bandeira, no distrito de Anhanduí e no município de Ribas do Rio Pardo, atendendo mais de 280 mil pessoas. Antes de se tornar 10º BPM, a unidade fez parte da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito.
Em 2001, separou-se do trânsito e passou a se chamar 6ª CIPM, sob o comando, na época, do então major Enir Soares de Souza Júnior. A reorganização de 2002 e a elevação a batalhão deram mais liberdade para que os policiais militares pudessem planejar ações e aumentar a segurança na área.
Atualmente com a reorganização da área sul de Campo Grande, por meio da criação da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, o 10º BPM, é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo de toda região do Anhanduizinho, somando 137 bairros mais o Distrito de Anhanduí, servindo quase 200 mil pessoas.