Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), está reforçando a segurança dos municípios localizados nas regiões de fronteira. Nesta quinta-feira (20), às 11h, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário José Carlos Barbosa, oficializaram a operação do Sistema de Videomonitoramento da cidade de Bela Vista.
Ao todo, 09 pontos de monitoramento foram totalmente equipados com câmeras de última geração e capacidade de gravação em alta definição, instaladas em pontos estratégicos, a fim de coibir, prevenir e identificar autores dos principais crimes que ocorrem na região, como o tráfico de drogas, roubos e furtos de veículos, entre outros.
Esse sistema recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões, sendo que desse valor mais R$ 200 mil são de contrapartida do Estado, destinados para a implantação de 90 câmeras nos seguintes municípios: Amambai (10 câmeras), Bela Vista (9), Coronel Sapucaia (9), Corumbá (15), Dourados (15), Mundo Novo (9), Naviraí (10) e Ponta Porã (13). Os recursos para o projeto partiram do Fundo Nacional de Segurança Pública, gerido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com contrapartida do Estado.
Com o sistema de videomonitoramento, o Estado pretende combater a criminalidade, principalmente no que tange aos crimes de tráfico internacional de drogas, armamento e munição que possuem altos índices de incidência nas regiões de fronteira seca com os países Paraguai e Bolívia.