Campo Grande (MS) – Representando o Governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, participou nesta quinta-feira (15), das comemorações dos 30 anos do Comando Militar do Oeste, realizadas na sede do CMO, em Campo Grande.
Presidida pelo comandante do CMO, general de Exército Paulo Humberto Oliveira, a solenidade militar foi aberta com a oração do Guerreiro do Pantanal e o Hino do Comando Militar do Oeste. Em seguida foi lida a ordem do dia, alusiva ao aniversário de 30 anos de criação da unidade militar.
O comandante do CMO ainda homenageou colaboradores da instituição com a entrega do diploma Amigos do CMO, para personalidades civis e militares que se destacaram pela amizade e cooperação em atividades desenvolvidas pelas organizações militares do Comando Militar do Oeste. Entre os agraciados está o coronel Valter Godoy Rojas, responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-FRON), da Sejusp.
A solenidade foi encerrada com o desfile das tropas.
Sobre o CMO
O Comando Militar do Oeste foi criado em 1985, porém, desde 1748, quando o então Mato Grosso se torna autônomo administrativamente da Capitania de São Paulo, começou a instalação das primeiras unidades no Oeste do Brasil, com a finalidade de guarnecer as fronteiras.
A Capitania de Mato Grosso prosperou e adquiriu seus contornos definitivos, sob o comando do capitão de Cavalaria do Exército de Portugal Luiz Albuquerque Mello Pereira e Cáceres, que lançou os primeiros alicerces para o estabelecimento de um Comando Militar Regional no oeste do Brasil.
De acordo com a assessoria do CMO, a Força Terrestre foi presença imprescindível na consolidação da região onde hoje encontram-se Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fazendo-se forte e atuante em passagens históricas como o fim da Guerra da Tríplice Aliança, em 1870, a epopeia da Retirada da Laguna, o advento da República, em 1889; e a 2ª Guerra Mundial, com a participação heróica de jovens nascidos nesta porção ocidental do território nacional compondo a Força Expedicionária Brasileira.
Joelma Belchior
Fotos: Chico Ribeiro