Na manhã desta terça-feira (29), o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisa (GGI-FRON-DIV) retomou suas atividades no Polo de Fronteira de Naviraí, em uma reunião estratégica realizada no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O encontro marcou o reinício das ações sob coordenação da Secretaria Executiva do GGI-FRON-DIV, ligada à Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP/MS).
O fórum reuniu representantes de diversas instituições que compõem o colegiado, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e o Núcleo Municipal de Trânsito de Naviraí.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a integração entre os órgãos de segurança pública que atuam na faixa de fronteira e nas divisas do Estado. O objetivo central do GGI-FRON-DIV é promover ações coordenadas entre a União, estados e municípios, com foco na prevenção, controle, fiscalização e repressão aos crimes transfronteiriços.
O Secretário Executivo do GGI-FRON-DIV, Coronel PM Everson Antonio Rozeni, destacou a relevância da regularidade desses encontros para o avanço das políticas de segurança pública na região, bem como promoveu a criação de um mecanismo de interação entre as instituições visando o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos delitos praticados na faixa de fronteira.