Campo Grande (MS) – O Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) realizou nesta quarta-feira (27), a primeira reunião do ano, presidida pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf. Em pauta estiveram os programas de combate à criminalidade realizados pelo Governo do Estado.
Durante a reunião o secretário Maluf explicou que o GGI-E envolve todos os órgãos de segurança pública do Estado, entre eles a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) e também a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Exército, Aeronáutica, Justiça Federal, Ministério Público Federal e Estadual, Poder Judiciário e órgãos como a Receita Federal e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
O objetivo do GGI-E é realizar ações coordenadas e integradas nos 79 municípios do Estado, com foco no combate aos crimes que mais afligem a sociedade, como homicídios, roubos, furtos e também, o tráfico de drogas. “Prevenção, repressão, salvamento e reinserção são os pilares que norteiam o Gabinete de Gestão Integrada Estadual”, explica o secretário de Segurança do Estado.
De acordo com Sílvio Maluf, hoje uma das principais preocupações do GGI-E é com as invasões de moradias e propriedades rurais. “É uma realidade preocupante e por isso é necessário ter um ambiente de interlocução que uma todas as polícias, forças e poderes, em prol de objetivos comuns, que são a manutenção da ordem e garantia de segurança pública de qualidade”, frisou.
A reunião contou com as presenças do Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, do Coordenador-Geral de Perícias, José Bento Correa, do delegado Edi Ederaldo de Almeida, que representou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, do coronel Potiguara Vieira Campos, comandante da Base Aérea de Campo Grande, inspetor Ciro Vieira Ferreira, superintendente da Polícia Rodoviária Federal, do coronel Leonardo Pfeifer Macedo, que representou o Comando Militar Do Oeste, Francisco Carlos Bari’ani, Corregedor-Geral da Defensoria Pública, coronel Valter Godoy Rojas, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, delegado Luiz Sérgio da Silva, gestor do SIGO, coronel Francisco Ovelar, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, do coronel André Luis Saab, comandante do Comando de Policiamento Especializado, da deputada estadual Antonieta Amorim e do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia.