Campo Grande (MS) – O Departamento da Força Nacional de Segurança Pública contabiliza 180 operações de policiamento ostensivo, polícia judiciária, perícia técnica e bombeiro militar em todo o país, de janeiro de 2011 até o momento. Os estados que mais receberam operações da Força foram Pará (22), Rondônia (13), Amazonas (13), Acre (12), Mato Grosso (12), Maranhão (11) e Mato Grosso do Sul (11). Juntos, os sete estados representam 52% do total das ações realizadas.
Nesse período, a Força Nacional capacitou mais de 17 mil profissionais de segurança pública de todas as unidades da federação, garantindo a difusão do conhecimento técnico operacional padrão do departamento e a capacitação continuada para melhoria do emprego da tropa em atividades, que vão desde policiamento em fronteiras e cumprimento de mandados judiciais, até atuação em conflitos agrários e proteção de pessoas ameaçadas.
Para atender a contrapartida pactuada com as unidades da federação pela cessão de efetivo para a Força Nacional durante o período de vigência do convênio de cooperação, o governo federal investiu, nos últimos cinco anos, R$ 77,4 milhões. Os recursos foram usados para aquisição e doação de viaturas e equipamentos como carabinas, pistolas, coletes balísticos, capacetes, materiais de bombeiro e perícia aos estados.
Vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), o Departamento da Força Nacional possui quase 12 anos de existência, prestando apoio às forças de segurança estaduais em situações de emergência, desastres, investigações de homicídio, crimes ambientais, grandes eventos públicos de repercussão internacional e outras missões.
Ministério da Justiça