Campo Grande (MS) – Empossada nesta terça-feira (11), em Campo Grande, a diretoria do mais novo Conselho Comunitário de Segurança da Capital, o do Polo Empresarial Oeste. O presidente da entidade, Ivan Bolandine da Silva, a vice, Susan Tamyres Seib, os membros natos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e os membros efetivos, foram empossados pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf e o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Carlos de Santana Carneiro.
Durante a cerimônia de posse realizada na Distribuidora Lopes, na rua João Batista Fernandes, no Indubrasil, os novos conselheiros ainda receberam as carteiras de identificação, para iniciar as atividades do Conselho. “Somente através de sinergia e parceria com os órgãos públicos é que nós conseguiremos unir forças e fazermos a diferença na segurança pública”, destacou presidente Ivan.
Em seu discurso do secretário Sílvio Maluf destacou que o Conselho já nasceu forte. “Percebemos que os novos conselheiros, em especial o presidente Ivan, entendem como realmente funciona o ciclo da segurança pública e o papel dos Conselhos, e isso abre diálogos profícuos entre o poder público e a comunidade e mostra que estamos fazendo o algo mais, fazendo a diferença”, enfatizou o secretário de Segurança.
Atualmente no Estado estão institucionalizados 43 Conselhos Comunitários de Segurança, sendo 19 em Campo Grande e 24 e nas cidades do interior. “Além de aproximar a polícia da comunidade, os Conselhos são fundamentais para identificarmos os gargalos, elegermos as prioridades e buscar soluções conjuntas para os problemas que mais afligem a sociedade”, pontuou o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Carlos de Santana Carneiro.
A solenidade de pose do Conselho Comunitário de Segurança do Polo Empresarial Oeste, contou ainda com a presença dos deputados estaduais Rinaldo Modesto, líder do Governo na Assembleia, e Cabo Almi, dos delegados da Polícia Civil, Geraldo Marim, titular da 7ª Delegacia de Polícia Civil e Cleverson Alves dos Santos, da Delegacia de Pronto atendimento Comunitário do Centro, do comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, coronel Francisco Assis Ovelar e do presidente do Conselho Comunitário do Centro, Adelaido Spinosa.
“É importante ressaltar para esses novos conselheiros o importante realizado por nossas polícias, composta por homens e mulheres abnegados, que conseguiram tirar de circulação só neste ano mais de 250 toneladas de drogas e esclarecer mais de 70% dos homicídios registrados aqui em Mato Grosso do Sul”, destacou o deputado Rinaldo Modesto em seu discurso.
Sobre os Conselhos Comunitários de Segurança
Os Conselhos Comunitários de Segurança são grupos de pessoas do mesmo bairro, região ou município que tem a função de discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança da comunidade. São responsáveis ainda pela criação e desenvolvimento de campanhas educativas e pelo estreitamento de laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais, as polícias e órgãos governamentais.
Informações sobre a instituição dos Conselhos podem ser obtidas na Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária da Sejusp através dos telefones 67 3318-6800 / 67 3318-6856, ou pelo e-mail:policiacomunitaria@www.sejusp.ms.gov.br .