A segunda edição do projeto Carreta da Saúde realizou 427 atendimentos beneficiando profissionais de segurança pública de Mundo Novo e região, entre os dias 1º e 3 de abril de 2025. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro de Atenção Biopsicossocial (CABS).
A cabo da Polícia Militar, Andrea, foi uma das atendidas e elogiou a ação. “Uma experiência muito legal, com profissionais excelentes e atenciosos. O atendimento é gratuito e recomendo aos demais colegas que conheçam o projeto”, afirmou.
O subtenente Martins, do Corpo de Bombeiros Militar, também destacou a qualidade dos serviços recebidos: “Fui atendido pela Carreta da Saúde e tivemos profissionais excelentes nos recepcionando. Passei por consultas com oftalmologista, audiometria e odontologia. Atendimento 100%, profissionais competentes e tudo sem custo algum para o servidor”, relatou.
O secretário-adjunto da Sejusp-MS, coronel Ary Carlos Barbosa, ressaltou a importância da ação para o bem-estar dos servidores da segurança pública.
“Este projeto é uma demonstração clara do nosso compromisso com aqueles que trabalham incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar da população. A Carreta da Saúde oferece atendimento de qualidade que vai além das consultas médicas tradicionais, ao também cuidar da saúde mental e do bem-estar dos nossos servidores, que merecem todo o nosso apoio”, destacou.
Nesta edição, profissionais de Mundo Novo e municípios vizinhos — como Paranhos, Sete Quedas e Japorã — tiveram acesso a uma ampla gama de atendimentos médicos. Entre as especialidades oferecidas estão: clínica geral, audiometria, oftalmologia (com fornecimento gratuito de óculos de grau), odontologia e psicologia.
O coordenador do CABS, Ivan Gibim Lacerda, celebrou os resultados da ação: “O trabalho foi exitoso, conduzido com grande desenvoltura por todas as equipes envolvidas. Seguimos com uma expectativa muito positiva para as próximas edições do programa. Acreditamos no potencial transformador dessa iniciativa e no impacto direto que ela gera na vida dos nossos colegas.”
Carreta da Saúde
Lançada em novembro de 2024, em Dourados, a Carreta da Saúde já atendeu 612 pessoas, com a distribuição gratuita de 221 óculos de grau. O projeto tem se consolidado como um marco no atendimento aos profissionais da saúde e da segurança pública de Mato Grosso do Sul, garantindo acesso a serviços essenciais em diferentes municípios do Estado.
A unidade móvel foi adquirida por meio de um convênio entre a Sejusp e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Em breve, a carreta passará por cidades como Corumbá, Ponta Porã, Bela Vista e realizará uma repescagem de atendimentos em Dourados.
Assessoria Comunicação Sejusp-MS