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Em Corumbá e Ladário, Projeto Florestinha recomeça os trabalhos e atende mais de doi mil alunos de Corumbá e Ladário

Categoria: Educação Ambiental | Publicado: sexta-feira, agosto 11, 2017 as 15:58 | Voltar
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Campo Grande (MS) – Depois de realizar no primeiro semestre deste ano letivo de 2017 trabalhos de Educação Ambiental para 18.319 alunos de 44 escolas públicas e privadas em nove municípios do Estado, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha da Capital recomeçam, neste segundo semestre, os trabalhos nas cidades de Corumbá e Ladário, em parceria com as Prefeituras das duas cidades e a empresa MS GÁS, que é parceira no Projeto.

Desde segunda-feira (7) estão sendo atendidas cinco escolas e, hoje (11) até o final da tarde, ao concluir os trabalhos serão atendidos 2.455 alunos.

Os trabalhos de Educação Ambiental são executados em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:

  1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
  2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.
  3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
  4.   Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
  5. Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
  6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Ao final dos trabalhos são entregues aos professores, folhetos com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade às informações, por meio da Educação Ambiental formal. A idéia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

A PMA investe em Educação Ambiental, por entender a necessidade de formar multiplicadores na busca da tão esperada transversalidade do tema Educação Ambiental, pois sabe que a prevenção é o caminho para a proteção dos recursos naturais em todo o mundo. Nas escolas, a difusão das ideias é mais fluente e rápida, pois se quer mudar cultura, faz-se por meio das crianças e adolescentes.

 

Reportagem Assessoria de Comunicação da PMA

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