Campo Grande (MS) – O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGIFRON/DIV), coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, participou nesta quinta-feira (25.7), em Aquidauana, de uma reunião com diversas autoridades e representantes das forças de segurança do município, para tratar de assuntos relacionados a realização de ações integradas no Polo de Fronteira da região do Pantanal que contempla seis cidades das 44 existentes na faixa de fronteira. O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores
Segundo o secretário Executivo do GGIFRON/DIV, ficou definido durante a reunião que medidas serão adotadas pela segurança pública com foco na união de esforços dos três entes federativos para que atividades sejam desenvolvidas na região urbana e rural das cidades pantaneiras. “Serão planejadas a partir de agora ações de saturação, prevenção e de repressão ao crime organizado, de acordo com o decreto que instituiu o Programa de Proteção Integrada de Fronteira (PPIF)”, destacou o coronel.
O PPIF foi instituído no ano 2016, e tem como objetivo promover uma atuação integrada e coordenada de órgãos de segurança pública, inteligência, Receita Federal, Fazenda e Forças Armadas nas regiões de fronteira, envolvendo também autoridades de municípios fronteiriços e de países vizinhos. Por meio do programa o Governo Federal organiza a atuação da administração pública visando o fortalecimento das ações de preservação, controle e repressão de delitos transfronteiriços.