Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Publica (Sejusp) e Agência Estadual da Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), realizará, de 17 a 21 de agosto, a qualificação das equipes envolvidas com a educação em prisões do Estado, abordando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul, no Hotel Metropolitan, em Campo Grande, a partir das 8 horas.
A Formação contemplará 42 agentes penitenciários e 48 professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em prisões e visará à continuidade e ao fortalecimento da Educação Prisional nos estabelecimentos penais do Estado.
O direito à educação nas unidades prisionais está previsto na Lei de Execução Penal, garantindo aos presos o acesso ao conhecimento, de modo a facilitar o retorno ao convívio social e o acesso ao mercado de trabalho. As ações de ressocialização seguem o princípio de que a educação é uma das bases da cidadania.
A Educação Prisional em Mato Grosso do Sul tem como objetivo promover a valorização e o resgate da dignidade humana, bem como o exercício da cidadania aos sujeitos privados de liberdade, por meio do acesso à escolarização de jovens e adultos, que proporcionará aos recuperandos a oportunidade de concluir todas as etapas da educação básica.
Assessoria de Comunicação SED.