Na próxima segunda-feira, 19 de agosto, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) comemora 37 anos de criação com solenidade de outorga da Medalha Águia da Fronteira. O evento, terá início às 9h, na sede do DOF, em Dourados e contará com as presenças do governador Eduardo Riedel e do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
A Medalha Águia da Fronteira, criada em 2002, é uma honraria que homenageia personalidades que contribuíram significativamente para a segurança pública na região fronteiriça. Entre os agraciados estão o Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército em Dourados, General de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto, o Secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite e o comandante da Rota de São Paulo, Capitão Guilherme de Almeida Guedes.
Além da entrega das medalhas, a cerimônia incluirá honras militares, a apresentação da tropa e discursos de autoridades.
A celebração do aniversário do DOF não apenas relembra sua história e conquistas, mas também reforça seu papel crucial na segurança pública, especialmente em uma região estratégica para o combate aos crimes transfronteiriços.
Sobre o DOF
O DOF, fundado em 28 de maio de 1987, inicialmente como Grupo de Operações de Fronteira (GOF), surgiu com o propósito de realizar o policiamento especializado na fronteira do Brasil com o Paraguai e, posteriormente, com a Bolívia. Ao longo dos anos, o DOF se consolidou como uma das unidades policiais mais respeitadas e bem equipadas do país, com um efetivo de 132 policiais.
Águia da Fronteira
A Medalha Águia da Fronteira, criada em 2002, é uma das mais altas condecorações concedidas pelo DOF, reconhecendo aqueles que se destacam pela dedicação e serviços prestados à segurança nas áreas fronteiriças. Este ano, 37 personalidades civis e militares serão homenageadas, simbolizando cada ano de existência do departamento.