Carros com registros de furto e roubo transportavam droga avaliada em R$ 6,9 milhões; motoristas fugiram e não foram localizados
Em mais uma ação de combate ao tráfico na faixa de fronteira, policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta terça-feira (23), em Ponta Porã (MS), duas toneladas e meia de maconha que estavam escondidas em dois veículos com registros de roubo e furto fora do Estado. A carga totalizou 3.330 quilos da droga, avaliada em aproximadamente R$ 6,9 milhões.
A apreensão ocorreu na rodovia MS-164, nas proximidades do Assentamento Itamarati, durante um bloqueio policial de rotina. Os condutores de uma caminhonete Toyota Hilux e um Hyundai HB20 desobedeceram à ordem de parada e tentaram fugir em alta velocidade.
Após perseguição por cerca de cinco quilômetros, os agentes localizaram o HB20 abandonado à margem da estrada. Já a Hilux foi encontrada cerca de 30 quilômetros adiante, também largada pelo motorista, que fugiu a pé. Nenhum dos suspeitos foi localizado até o momento.
Segundo a checagem dos veículos, o Hyundai HB20 havia sido roubado no mês passado, em Vitória (ES), e a Toyota Hilux furtada em julho, em Paranavaí (PR). Ambas foram adaptadas para o transporte de grandes quantidades de entorpecentes.
A carga e os veículos foram encaminhados à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados, que ficará responsável pela investigação.
A operação faz parte das ações do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O programa tem como foco o enfrentamento de crimes transfronteiriços, especialmente o tráfico de drogas, armas e veículos.
O DOF mantém um canal direto com a população para o recebimento de denúncias e informações anônimas, pelo número 0800 647-6300. O atendimento é gratuito, sigiloso e funciona 24 horas por dia. A corporação também está presente nas redes sociais: Instagram (@dofpmms) e Facebook (pmmsdof).
Comunicação DOF