Os homens do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), apreenderam na noite desta terça-feira (25), em Dourados, mais de 10 toneladas de maconha. A droga foi localizada no depósito de uma areeira do Residencial Bonanza, durante ações da Operação Hórus no município.
Consta que o DOF fazia policiamento de recobrimento na BR-463, na saída para Ponta Porã e ao se aproximarem do estabelecimento comercial, perceberam o momento que dois rapazes, de 19 anos, que estavam no local, correram ao avistar a viatura.
Os suspeitos foram abordados e informaram terem sido contratados pelo dono da areeira, como trabalhadores braçais que tinham a função de carregar veículos com drogas. Diante dos fatos, os policiais do DOF realizaram buscas no local e encontraram 501 fardos prensados de maconha e um Fiat Uno, com placas de Mundo Novo (MS).
No interior do depósito havia ainda um terceiro suspeito, de 40 anos, que também informou ter sido contratado como guarda pelo dono do local, para vigiar as drogas que ali chegavam.
Os suspeitos foram presos e encaminhados juntamente com entorpecente, que pesou mais de 10 toleladas, até a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Recordes de Apreensões
Este ano as forças de segurança estaduais já tiraram de circulação mais de 250 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul. Desse total 113,6 toneladas foram apreendidas pelo Departamento de Operações de Fronteira, que registra um aumento de 163% nas interceptações de entorpecentes, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o DOF apreendeu 43,3 toneladas de drogas. Só esta semana o DOF já apreendeu quase 30 toneladas de drogas na região de fronteira.
Operação Hórus
A Operação Hórus é realizada em Mato Grosso do Sul por meio de parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Secretaria de Operações Integradas, com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.