Dourados (MS) – Além de visitar as unidades prisionais de Dourados, o diretor-presidente recém-empossado na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, aproveitou a presença no município para se encontrar com autoridades locais e discutir parcerias e ações em prol do aperfeiçoamento do sistema prisional na cidade.
Dourados concentra a segunda maior população carcerária do estado, com cerca de 2,7 mil custodiados, ficando atrás apenas da Capital, que possui 5,9 mil internos.
No 3º Batalhão da Polícia Militar, Stropa foi recebido pelo tenente-coronel Carlos Silva e discutiu sobre trabalhos conjuntos que podem ser realizados entre a Agepen e a Polícia Militar em prol da segurança da população.
O dirigente também esteve no Conselho da Comunidade local com o presidente da instituição, Rui Barbosa. O conselho é um importante parceiro da Agepen nos desenvolvimentos de projetos. “Queremos reforçar a importância do conselho e que continue conosco na busca por um sistema penal mais humanizado”, destacou.
Em reunião com o juiz Cesar de Souza Lima e promotor Juliano Albuquerque, responsáveis pela Execução Penal na Comarca, o diretor da Agepen conversou sobre a situação dos presídios e ações que podem ser realizadas em parceria com os dois poderes.
Keila Oliveira – Agepen