Coxim (MS) – Com o objetivo de capacitar reeducandos para o mercado de trabalho, está sendo oferecido no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim (EPMC) um curso de qualificação profissional na área de encanador de residência e predial.
A capacitação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e é ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio de parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). No total, 14 internos estão sendo capacitados. Além da certificação, eles recebem bolsa formação do Pronatec, no valor de R$ 2,00 por hora aula.
A iniciativa, conforme o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, integra uma série de capacitações oferecidas pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul por meio de parcerias, no sentido de proporcionar aos custodiados oportunidade de reinserção social através o trabalho digno, reduzindo, assim, os índices de reincidência criminal.
Dividido em três módulos, o curso de encanador teve início em novembro e prossegue até o mês que vem. Com carga horária total de 250 horas/aula, envolve conteúdos teóricos e práticos, abordando temas como: empreendedorismo, legislação, abertura de empresa , qualidade de saúde no trabalho, técnicas de encanação predial e residencial, entre outros.
Segundo o diretor do presídio de Coxim, Edilson Ferreira, novos cursos estão programados para serem realizados na unidade penal; o próximo será de costura industrial e terá início em meados de janeiro do ano que vem.
Keila Oliveira