Campo Grande (MS) – Equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros no combate à incêndios urbanos e florestais, busca e salvamento aquático e terrestre e atendimento pré-hospitalar, puderam ser conhecidos de perto pela população de Jardim, durante o dia D da Caravana da Saúde realizado no sábado (20), no município.
No Complexo montado no bairro Angélica I, os usuários e visitantes também receberam dos bombeiros, orientações das técnicas utilizadas no combate à incêndios, táticas de extinção de chamas, viaturas utilizadas pela corporação e aprenderam como prestar os primeiros socorros para vítimas de infarto e engasgamento, por exemplo.
De acordo com o sargento Valdemir Ojeda, do Corpo de Bombeiros, é importante que a população conheça os trabalhos desenvolvidos pela instituição em todo o Estado, os matérias utilizados, bem como que receba orientações básicas de extinção de chamas e primeiros socorros. “Os primeiros minutos são imprescindíveis para a vida da vítima, os Bombeiro estão aptos para prestar o socorro, mas quem está no local pode contribuir e ajudar a salvar vidas”, explica.
Além da exposição de equipamentos e orientações de primeiros socorros, quem visitou o estande do Corpo de Bombeiros na Caravana da Saúde em Jardim, conheceu também um pouco dos serviços técnicos realizados pela corporação, como a análise de projetos, vistorias e certificações de edificações comerciais, através da aprovação de projetos contra incêndio e pânico em áreas de risco.
O estudante Breno Albuquerque, 11 anos, ficou encantado com os serviços prestados e equipamentos utilizados pelos Bombeiros. “Eu achava que eles só apagavam incêndios, mas fazem muitas outras coisas importantes e usam muitas técnicas para salvar as pessoas, é muito legal”, disse o garoto.