Campo Grande (MS) – Por meio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou audiência pública em Jaraguari, para a apresentação da filosofia de polícia comunitária, implantação e funcionamento do Conselho Comunitário de Segurança (CCS).
Durante a audiência pública o titular da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp, coronel Carlos de Santana Carneiro falou sobre a importância da participação da comunidade na elaboração de estratégias para a prevenção da criminalidade, através da implantação do Conselho Comunitário de Segurança na cidade.
Aberta ao público, a audiência contou com as presenças do juiz de direito da comarca de Bandeirantes, Vitor Dias Zampieri, do prefeito de Jaraguari, Vagner Gomes Vilela, do presidente da Câmara Municipal de Bandeirantes, vereador Walfrido Nascimento Costa e do tenente Edson Aquino Pinheiro, que representou o comandante da Polícia Militar de Jaraguari, Hernani de Araújo Rodrigues, presidentes das associações de moradores e comerciantes locais.
Sobre os Conselhos Comunitários de Segurança
São grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
De forma prática, os CCS´s representam uma parceria entre técnicos e profissionais da área de segurança pública em associações de moradores, de pais e mestres, clubes de mães, estudantes, profissionais liberais e lideranças em geral.
Os CCS´s definem suas prioridades, aproximam e integram a polícia e população, planejam ações comunitárias e avaliam os resultados, além de auxiliarem na prevenção da violência e da criminalidade.
Informações sobre a criação de Conselhos Comunitários de Segurança podem ser obtidas na Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, através do telefone 67 3318-6800 e 67 3318-6856.