A Tenente-Coronel PM Sandra Regina dos Santos, coordenadora de Controle, Manutenção e Abastecimento de Frotas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do Mato Grosso do Sul, foi selecionada para participar da primeira edição do curso “Mulheres na Liderança na Segurança Pública”, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento teve início nesta terça-feira (17) e segue até sexta-feira (20), no Palácio da Justiça, em Brasília.
A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes figuras do governo federal, incluindo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia; a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo. Durante o evento, Cármen Lúcia ministrou uma aula magna com o tema “O Papel da Mulher na Construção de um Brasil Mais Seguro”.
Em seu discurso, o ministro Ricardo Lewandowski destacou uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial de 2023, que revelou que apenas 32,2% dos cargos de liderança no mundo são ocupados por mulheres, apesar de representarem 42% da força de trabalho. “A luta pela igualdade de gênero é de todas e de todos, e nós, no Brasil, estamos dando passos importantes nessa direção”, afirmou o ministro.
Representante do Centro-Oeste
Sandra Regina dos Santos foi uma das 42 profissionais selecionadas entre mais de 280 candidatas de todo o Brasil, refletindo o esforço nacional para aumentar a presença feminina em cargos de liderança nas forças de segurança. O curso tem como objetivos promover a troca de experiências entre mulheres em posições estratégicas, fortalecer a liderança feminina e criar uma rede de profissionais que apoiem políticas de igualdade de gênero na segurança pública.
Além disso, o curso aborda questões essenciais como o combate à violência de gênero e a necessidade de aumentar a participação feminina em todas as esferas da segurança pública. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a liderança feminina desempenha um papel central na construção de uma sociedade mais justa e segura, impactando diretamente a formulação e execução de políticas de segurança.
A participação de Sandra Regina dos Santos também é vista como uma oportunidade para discutir soluções inovadoras para as barreiras que ainda limitam o avanço das mulheres nas forças de segurança. A criação de redes de apoio entre as participantes é destacada como uma estratégia fundamental para consolidar o espaço feminino em posições de comando.
Trajetória e Compromisso
Com uma carreira consolidada na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, a Tenente-Coronel Sandra representa as Polícias Militares da região Centro-Oeste. Sua atuação reforça o compromisso do estado com a valorização das mulheres no setor, onde ainda há desafios relacionados ao preconceito e à desigualdade de gênero. A participação de Sandra no curso sublinha o empenho da Sejusp na promoção de uma política de segurança pública mais inclusiva e equitativa.
Joelma Belchior – Sejusp