Campo Grande (MS) – O Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC) publicou editais no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (24), tornando público os prazos para a habilitação às promoções funcionais de delegados, escrivães, investigadores, peritos criminais e papiloscopistas, médicos legistas e agentes de polícia científica.
De acordo com os editais, podem concorrer as promoções funcionais de 2016 aqueles policiais civis com no mínimo 730 dias na classe atual, na data de 31 de maio deste ano, excluindo deste tempo os afastamentos não computados como efetivo exercício, pena disciplinar de suspensão não convertida em multa e faltas ao trabalho que não foram justificadas na forma da lei.
As promoções serão pelos critérios de antiguidade e merecimento e os interessados que atendem aos requisitos exigidos, devem encaminhar requerimentos anexo aos editais nos dias úteis de hoje até o dia 31 de outubro, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Os documentos devem ser endereçados ao Presidente da Comissão Permanente de Avaliação da Carreira, com envio à Coordenadoria de Administração do CSPC, localizada no Plenário do Conselho Superior da Polícia Civil, no prédio da Delegacia Geral, na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, 1203, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Os editais estão disponíveis das páginas 7 a 23 do DOE de hoje, que posse ser acessado no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br ou clicando aqui.
Das vagas
O quadro de vagas para as promoções de 2016 foi disponibilizado no dia 5 de outubro no Diário Oficial do dia 5 de outubro e de acordo com a publicação para os delegados da Polícia Civil são 9 vagas para a classe especial, 22 para a 1ª classe e 19 para aqueles que pleiteiam a promoção à 2ª classe. Para escrivães são 18 vagas para a classe especial, 104 para a 1ª classe e 56 para a 2ª. Já para os investigadores foram abertas 66 vagas para a classe especial, 129 para a 1ª classe e 250 para a 2ª classe.
Para investigadores e escrivães da Polícia Civil o percentual de promoções é de 80% das vagas pelo critério de antiguidade e 20% por merecimento, que foram acordados pelo Governo do Estado via Delegacia Geral da Polícia Civil e o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), dentro do plano de reestruturação das carreiras destes servidores.
Também foram abertas vagas para os policiais que integram o grupo da Coordenadoria Geral de Perícias, sendo para os peritos criminais 9 vagas para a classe especial, 54 para a 1ª classe e 22 para a 2ª. Para médicos legistas são 2 vagas para a classe especial, 25 para a 1ª e 20 para a 2ª classe. Peritos papiloscopistas contam com 20 vagas para a classe especial, 28 para a 1ª e 41 para a 2ª. Há ainda vagas para promoções dos agentes de polícia científica, distribuídas em 20, 57 e 62, para as promoções as classes especial, 1ª e 2ª respectivamente.
Hoje todos os integrantes do Grupo da Polícia Civil ingressam na 3ª classe, sendo as promoções sequentes a 2ª, 1ª e classe especial, o que representa um acréscimo de 20% ao salário do servidor a cada nova classe. Além disso, a cada 5 anos na carreira há automaticamente percentual de reajuste de 5% no salário dos policiais civis.
O quadro de vagas à promoções da Polícia Civil deste ano pode ser acessado clicando aqui.
Joelma Belchior – Comunicação Sejusp