A escola como ponto de disseminação de boas práticas, reflexões e aprendizado sistêmico. Há algum tempo alunos de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul têm se deparado com ações envolvendo temas da atualidade que reforçam a cidadania nas mais diferentes frentes. Uma delas é a conscientização ambiental.
Para reforçar essa preocupação, SED (Secretaria de Educação) e Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), por meio do programa Escola Segura, implementaram em parceria com a Energisa MS o projeto Educação Ambiental nas Escolas na REE (Rede Estadual de Ensino). O pontapé inicial da ação ocorreu na terça-feira (26).
A atividade consiste em plantar mudas de árvores de espécies de vegetação nativa dentro da própria escola para serem cuidadas pelos alunos – a iniciativa vai ao encontro de um dos principais pilares da gestão do governador Eduardo Riedel: um Mato Grosso do Sul inclusivo, próspero, verde e digital.
Os estudantes farão o plantio das mudas e acompanharão o crescimento das espécies com relatórios trimestrais que terão acompanhamento da área de Gestão Ambiental da Energisa. Aliada à prática, o objetivo é levar também palestras de conscientização ambiental.
“Se trata de uma importante parceria que se junta à outras iniciativas voltadas para a Educação Ambiental na Rede Estadual de Ensino. Ainda no ano passado, por exemplo, tivemos o lançamento do nosso selo ‘MS+ECO’ e o anúncio de de uma unidade escolar 100% sustentável”, destaca o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, que completa.
Cronograma
4 de abril – 8h em Corumbá
E.E. Nathércia Pompeo dos Santos
Rua Ceará, 2867 – Nova Corumbá
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS