Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Saúde Nelson Tavares recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (05) agentes comunitários representantes dos quatro distritos de atuação de Campo Grande (Norte, Sul, Oeste e Leste). O objetivo da reunião foi definir junto ao secretario de saúde um cronograma e estratégia de trabalho para atender as reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde. A principal reivindicação é o aumento do atual incentivo estadual repassado aos agentes, passando de R$ 128 para meio salário mínimo, o equivalente a R$ 394.
Durante a reunião, cada representante distrital debateu com o secretário de saúde as reivindicações da categoria para que a pauta seja encaminhada para a avaliação do Governo do Estado. Para o agente José Antônio Rodrigues, representante do distrito Sul, a reunião dá um grande passo através das definições de cronograma e a criação de uma Comissão formada por agentes e representantes da Secretaria de Estado de Fazenda da Secretaria de Estado de Saúde para se chegar a um acordo sobre os incentivos.
“Tivemos uma resposta positiva por parte do secretário de saúde que sugeriu a criação desta comissão que ficará responsável por definir as medidas para que as reivindicações da categoria estadual sejam atendidas pelo Governo do Estado. É um compromisso para estabelecermos junto à SES um cronograma de pautas para a viabilização deste reajuste e que também sejam cumpridas metas por parte dos agentes. É um saldo positivo e aguardaremos a definição das datas das próximas reuniões para que seja concluída a negociação”, destacou José.
A Comissão contará com 12 membros, sendo composta por: quatro membros distritais de Campo Grande, quatro membros do interior, sendo os municípios Três Lagoas, Ponta Porã, Coxim, Miranda/ Corumbá, além de dois representantes da Secretaria de Estado de Saúde e dois representantes da Secretaria de Estado de Fazenda. Entre as atribuições da Comissão estão: Definir o projeto de lei regulamentando o incentivo estadual, definir o cronograma de reajustes e as metas para o recebimento do incentivo.